Moreira, o gerente de RH, entrou na sala do Pimentel, presidente da XYZ, certo de que iria convencer o Pimentel dessa vez.
-- Pimentel, precisamos adotar as mídias sociais dentro da XYZ. Precisamos deixar os funcionários falarem. A pressão está grande.
Pimentel, olhou com incredulidade a pergunta do gerente de RH da empresa e respondeu:
-- Moreira, eu não acredito no que você está falando. Já falamos sobre isso antes. Como vamos controlar o que vai ser dito nessas redes sociais?
Moreira respondeu:
-- Nós não vamos controlar. É impossível controlar, da mesma maneira como não controlamos os emails que os funcionários recebem e mandam para fora da companhia. Também não controlamos as ligações telefônicas feitas pelos funcionários.
Pimentel olhou para o horizonte. Ele nunca havia pensado nisso. Não é que o gerente tinha razão? Após uma reflexão exclamou:
-- Moreira, chama o responsável pela TI.
Em menos de 5 minutos, chegou Miguel, o gerente de TI.
Olhando fixamente para ele, Pimentel exclamou:
-- Miguel. A partir de agora quero que todos os emails, que entram ou saiam da empresa, sejam lidos e analisados. Tudo que entra e tudo que sai. Ache uma maneira de fazer isso. Tem que interceptar todos os emails.
-- O senhor quer que a gente leia todos os emails?
-- Sim. Tudinho.
-- Mas não vai dar. É impossível. Quem vai fazer isso.
Pimentel respondeu:
-- Chama o Raul.
E veio Raul, o gerente de comunicação. Assim que entrou na sala, Pimentel falou firme:
-- Raul, Moreira e Miguel. Vocês são responsáveis por TI, RH e Comunicação. A partir de agora vocês têm que ler todos os emails que o pessoal escreve. Nenhum pode passar.
Em resumo...
A reunião era para a empresa liberar as mídias sociais e acabou na decisão de controlar os emails da empresa. A história é engraçada, mas não deixa de ser trágica. O lado triste dessa ficção é que ela acontece em muitas empresas, que começam a discutir a implementação pelo lado mais perverso: o controle. Surpreendentemente muitos líderes empresariais ainda pensam que controlam algo dentro das empresas, o que é mera ilusão.
3 comentários:
A ilusão do controle é achar que a empresa possui algum poder sobre isto, como se as pessoas hoje não se comunicassem de outra forma dentro das empresas, seja por smartphones ou tablets pessoais que já estão incorporados em nossa rotina.
Acredito que não é o controle que resolve o problema, mas a educação.
http://www.revistalettering.com.br/comunicacao-corporativa/internet-x-trabalho-limites-e-possibilidades/
Muito interessante o texto. É engraçado a postura de alguns administradores que, ao invés de aproveitar todos os benefícios gerados pela rede, preferem o modo arcaico de conduzir seus negócios.
Mauro, acredita que esse cenário pode mudar em 10, 20 anos, com a chegada da geração Y no topo das principais corporações?
Grande abraço e parabéns pelo blog, acompanho sempre!
Realidade mais do que comum. É triste!
Postar um comentário