quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Como a IBM trata inovação
Por trabalhar na IBM e por acreditar profundamente que um ambiente aberto, transparente e livre produz inovação, eu sou constantemente perguntado por amigos e colegas a respeito de como a IBM se mantém tão inovadora apesar de ter mais de 100 anos de existência. A mesma pergunta também vem do meio jornalístico e a gente sempre tem que lidar com tais demandas pois nem sempre a resposta é simples.
Desde final de 2011 que eu tenho uma resposta fácil, de apenas 4 minutos :)
O vídeo apresentado abaixo sumariza muito bem como a IBM trata a INOVAÇÃO. Você verá que as mídias sociais têm um papel fundamental nisso tudo, mas elas, sozinhas, não são suficientes e não fazem milagre. Tem que existir ambiente, clima, processos, estrutura, pluralidade de ideias e conceitos e muito mais. A soma disso tudo é que faz a empresa avançar.
Apesar do vídeo ser antigo (é de 2011!!), o conteúdo continua super atual e pertinente.
Em 2011 a IBM ganhou o prêmio "As Empresas mais Inovadoras do Brasil" da Época Negócios, na categoria "Estrutura e Suporte", ou seja, segundo a revista, a IBM foi a empresa que melhor deu suporte aos funcionários para inovarem. O vídeo abaixo teve origem exatamente na divulgação desse reconhecimento.
Por falar em inovação, a IBM acaba de anunciar que foi a empresa que mais registrou patentes em 2012, pelo vigésimo ano consecutivo. O recorde alcançado foi de 6.478 patentes emitidas em 2012, e a empresa produziu quase 67 mil patentes nas últimas duas décadas. A empresa publicou um vídeo contando essa bela história.
Enfim, para quem curte ou estuda inovação colaborativa, vale a pena assistir o vídeo.
Categorias:
casos,
ibm,
inovação,
novas tecnologias,
transformação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário