Você já ouviu falar na Chemtech? Nos últimos anos essa empresa tem tido destaque em quase todos os fóruns de boas empresas para se trabalhar, e um dos principais motivos tem sido sua regular ousadia em implementar programas pioneiros e inovadores. Fiquei sabendo da novidade que conto abaixo através de uma matéria publicada no jornal O Globo semanas atrás.
A Chemtech implantou há 3 meses um programa chamado "Dia sem email" que acontece na última sexta-feira de cada mês. O programa só vale para emails internos, ou seja, emails externos para clientes e parceiros de negócios continuam sendo enviados e recebidos nessa sexta-feira especial.
O " Dia sem email" acontece através de um bloqueio tecnológico, o que significa que é o próprio sistema que inibe o envio de emails internos, não existe dependência da iniciativa dos funcionários, e vale para todos: do presidente ao funcionário mais humilde na organização.
Na entrevista que li, o gerente de TI da Chemtech disse o seguinte: "Queremos mudar essa cultura de usar o email porque é o mais fácil a se fazer. Nem sempre é a forma de comunicação mais eficaz. Muitas vezes, o melhor jeito é falar ao telefone, ou marcar uma reunião para conversar frente a frente".
Para todos nós que trabalhamos em grandes empresas, fica evidente que o email se tornou um estorvo em nossas vidas. Infelizmente, muitos de nossos colegas de trabalho usam o email como um meio de se livrar de um problema ou ganhar tempo. O email nas empresas oscila constantemente entre os extremos da produtividade e da improdutividade total. Não é razoável termos todos os dias mais de uma centena de emails para ler e tratar. As empresas precisam implementar iniciativas inteligentes (ou não!!) para diminuir essa bola de neve crescente.
A matéria diz que a experiência da Chemtech tem sido positiva. Depois dos dois primeiros meses foi feita uma pesquisa para medir o retorno da medida e os funcionários deram feedback positivo, além de apresentarem propostas para melhorar o programa, como por exemplo a criação de filtros para permitir copiar um colega quando ocorrer o envio de um email para alguém de fora.
Infelizmente eu não conheço ninguém da Chemtech e não encontrei nenhum comentário sobre isso na web. Tenho muita curiosidade de saber como os funcionários estão lidando com isso, se realmente eles acreditam e valorizam a medida, qual tem sido o real impacto no trabalho, se já existe algum benefício tangível e se houve evidente aumento do espírito de time ou melhoria do clima. Enfim, tenho que confessar que gostei da ousadia da empresa em implementar tal programa, mas tenho dúvidas dos benefícios e impactos.
Por agora, vale visitar o site da Chemtech, reconhecida publicamente uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Texto publicado no blog da CRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário