sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Relógio

Veja as duas fotos abaixo. Clique nelas. A primeira mostra um flagrante do andar da presidência da IBM Brasil. Note o relógio de parede. Agora clique na segunda foto para ver o relógio melhor.



No ano passado, fomos procurados por um cidadão dizendo que possuía um relógio de ponto, de parede, fabricado pela IBM, muito antigo, mas que estava em péssimas condições de conservação. A notícia chegou na presidência e logo tratamos de adquirir esse equipamento. Contratamos um restaurador e dois meses depois o relógio estava como "novo".

Agora a pergunta: porque fizemos tudo isso e por que o relógio foi colocado na parede perto da entrada da sala do presidente? Aliás, tudo isso foi ideia dele.

A resposta é simples.
Esse relógio carrega o maior valor que temos dentro da companhia, que em 2011 vai fazer 100 anos de vida: a nossa história. Lembrar das raízes e exercer os valores da empresa é altamente poderoso e gratificante. São dessas raízes que as empresas nascem e crescem. E são da falta delas que elas morrem.

O relógio na parede transmite várias mensagens:
- Representa orgulho pela nossa história;
- Mostra que começamos pequenos (as primeiras máquinas IBM foram cortadores de frios e balanças, só depois é que surgiram os relógios mecânicos de ponto);
- Mostra que gostamos de falar de nosso passado e experiências.

Isso tem alto impacto junto aos funcionários, que devem ser formados e forjados em cima de valores. Nesse contexto, esse relógio carrega mais informação e simbologia do que dezenas reuniões e vídeos institucionais. Aliás, como comentário, quase todos visitantes que entram no andar, sejam clientes, parceiros ou jornalistas, acabam perguntando o que aquele relógio está fazendo ali. Daí contamos toda a história.

Mas quer saber de um segredinho? Ninguém pensou nisso na hora que se falou da existência deste relógio. Todos foram movidos pela paixão de pegar um objeto da história da IBM e recuperá-lo. O resto é história.

O relógio voltou a funcionar. Fizemos até uma brincadeira onde todos os diretores bateram ponto para entrar numa reunião.

Quer conhecer mais um pouquinho do relógio? Veja abaixo.



Quer ouvir o "motor"?


Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

6 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Muito legal este resgaste. Com certeza são estes símbolos que representam a história da empresa e o reconhecimento da IBM e de todos as pessoas que veem o relógio é a valorização desta trajetória.

Abraços,
Mateus d'Ocappuccino

Fernando Souza disse...

O som do "motor" do relógio é algo muito relaxante!

Parabéns pela restauração! Abraços Fersouza.

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

Adorei esse post! Muito bacana essa atitude da IBM.

MAURICIO M MENEZES disse...

Mauro Segura! q resgate amigo! isto passa a ser um grande símbolo IBM e os símbolos despertam e criam condições para surgir comprometimentos que induzem a novos comportamentos!!! golaço!!!!

Eu fiquei um tempo sem ver seu blog devido ao ritmo aceleradíssimo profissional, mas não dá pra perder esta fonte !!quase q ia perdendo essa!
parabéns do seu admirador.
Mauricio Menezes

MSavio disse...

E se cuidarmos direitinho, do relógio e da empresa, mais cem anos passarão....

Gilberto Matos disse...

Tenho um em melhores condições, de pendulo também mas não era para ponto e sim para tocar a sirene da indústria.
Tem cerca de 1,60 m de altura.

Se houver algum interesse por mais informações posso mandar fotos.

Abraço.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...