tag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post8967280643692772515..comments2024-03-26T08:24:50.039-03:00Comments on AQO - A Quinta Onda: Como Gerar o Estresse Positivo na OrganizaçãoMauro Segurahttp://www.blogger.com/profile/04074898316396088879noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-31982181396597374192009-05-04T15:17:00.000-03:002009-05-04T15:17:00.000-03:00Oi, Izabel. Sou leitor do blog de Cristiane Correa...Oi, Izabel. Sou leitor do blog de Cristiane Correa e o post dela é muito bom, né? Me identifiquei com a história dela pois tenho um histórico parecido. <br />Como você e Mateus comentaram, é muito difícil encontrar o ponto de equilíbrio. As vezes erramos a mão e exageramos, outras vezes somos lentos e perdermos o momento correto para entrar em estado de alerta. Aqui na IBM temos exercitado um pouco esse conceito. É sempre um desafio pois a empresa está muito segmentada, muitas vezes a companhia vai bem, mas algumas específicas unidades não vão tão bem assim. Outras vezes é o contrário. Esse ambiente multi-segmentado adiciona uma maior complexidade a algo que já é complexo. Enfim, é um aprendizado constante. Temos usado nossos canais de comunicação interna para implementar o conceito. Quando sentimos que é necessário dar um "chega-prá-lá" na turma, nós mudamos até a forma como construímos os textos em nossos veículos. Eles ficam mais pragmáticos, usamos menos adjetivos e repetimos os objetivos de curto prazo.Mauro Segurahttps://www.blogger.com/profile/04074898316396088879noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-32227505087639735062009-05-04T13:50:00.000-03:002009-05-04T13:50:00.000-03:00Oi, Mauro. Este post tem tudo a ver com outro que ...Oi, Mauro. Este post tem tudo a ver com outro que li hoje mesmo, no blog da Cristiane Correa (http://portalexame.abril.com.br/blogs/cristianecorrea/20090429_listar_dia.shtml?permalink=164084). <br />De fato, não queremos trabalhar em empresas "relaxadas". Mas como é difícil acertar a mão neste ponto de equilíbrio que vc mencionou - seja na postura dos executivos, seja na comunicação aos funcionários.<br />bjos.Izabelnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-73157418616595837162009-05-04T10:49:00.000-03:002009-05-04T10:49:00.000-03:00Muito bom teu texto, a leitura, apesar de grande, ...Muito bom teu texto, a leitura, apesar de grande, é fácil.<br /><br />E este assunto, desconhecido pra mim, é excelente. Mas alterar esta cultura ("impor um nível moderado de pressão e estresse na organização")sem tornar o ambiente excessivamente estressado (maléfico) não deve ser simples. Um grande desafio. Nos conta, os colaboradores da IBM Brasil congregam este estresse positivo?<br /><br />Abraços,<br />Mateus d'OcappuccinoOcappuccino.comhttps://www.blogger.com/profile/11911792278882372338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-71962511224627722722009-05-04T10:27:00.000-03:002009-05-04T10:27:00.000-03:00Muito bom texto, realmente empresas que não estabe...Muito bom texto, realmente empresas que não estabelecem um nível mínimo de stress certamente acabam não explorando todo o potencial de seus colaboradores.<br />TesoreAnonymousnoreply@blogger.com