tag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post8883091450544832145..comments2024-03-26T08:24:50.039-03:00Comments on AQO - A Quinta Onda: Os desafios da Comunicação InternaMauro Segurahttp://www.blogger.com/profile/04074898316396088879noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-1920314334768425882008-12-11T10:54:00.000-02:002008-12-11T10:54:00.000-02:00Mauro,Recentemente fizemos um belo case da Amadeus...Mauro,<BR/><BR/>Recentemente fizemos um belo case da Amadeus, utilizando conceitos de mídias sociais. Foi escolhido como case Abracom 2008 de comunicação interna. Vamos agendar um papo pessoalmente. Abs.Mario Somahttps://www.blogger.com/profile/18077352601908367420noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-2319301607341877412008-12-08T19:51:00.000-02:002008-12-08T19:51:00.000-02:00Celia. Gostei de suas divagações e idéias pois faz...Celia. Gostei de suas divagações e idéias pois fazem todo sentido. Nem todas as empresas fazem pesquisas com seus funcionários. Muitas pensam por eles e acabam errando a mão na comunicação. De qualquer forma eu sempre acredito no diálogo e na experimentação. Tentar caminhos novos, errar, ajustar e melhorar devem fazer parte de qualquer plano de comunicação. Abraços e obrigado por visitar meu blog. Mauro.Mauro Segurahttps://www.blogger.com/profile/04074898316396088879noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-12483239687760111832008-12-05T02:14:00.000-02:002008-12-05T02:14:00.000-02:00Oi Paulo, eu não entendo nada de CI. por isso, me ...Oi Paulo, <BR/>eu não entendo nada de CI. por isso, me sinto confortável e dar pitaco porque o desafio fica menor pra quem não executa a ação. Mas em todos casos, pesquisa com funcionários é fundamental para saber "o que" e "como" esse publico se informa. acho que vc já deu contexto de cada uma das empresas, mas qual é melhor conteúdo ainda é uma incógnita que exige identificar os perfis de cada grupo. Mas ainda assim deu vontade de viajar e divagar em alguns casos:<BR/><BR/>No caso da Philips, dá uma vontade danada de abusar da produção multimídia, principalmente para chão de fábrica. Vídeos transmitidos pela web, tvs corporativas e pela intranet com a possibilidade inclusive de ser publicada em dispositivos móveis, que geralmente estão na mão de quem fica remoto pode trazer a comunicação personalizada e padronizada, o que é bastante ambivalente e atraente (risos). Mas nada que um bom mural distribuído nas áreas de alimentações das sete fábricas e dois centros não reforce a comunicação visual, textual e de aúdio de um bom vídeo online.<BR/><BR/>no caso da oi, o maior receio que eu teria se trabalhasse lá era quem vai ser mandado embora e quando. então, informação rápida é imprescindível e de uma fonte segura, melhor ainda, né. acho que uma ferramenta como blog do presidente interna com assessores que possam dar retorno das perguntas que serão feitas, com a possibilidade do anonimato e moderação alta, no dia-a-dia é sinal de transparência que aponta a construção da mudança cultural que será necessária. mostrar que a corporação considera as diferentes personas para a identidade da empresa é fundamental neste momento.<BR/><BR/>Na embraer, as diferentes personas já deixam claro os diferentes canais a serem utilizados, ou não?<BR/><BR/>na ibm, trabalhar com todas ferramentas e recursos de uma rede social parece ótimo para integrar tanta gente novaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/07629367846321327900noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-36789661840170492062008-12-04T10:52:00.000-02:002008-12-04T10:52:00.000-02:00Oi, Mauro, gostei muito do seu post (o blog mesmo ...Oi, Mauro, gostei muito do seu post (o blog mesmo ainda não vi inteiro) e também dos comentários. Eu adoro CI pois acho que é onde as coisas podem acontecer mais rapida e efetivamente, mexendo mesmo com a vida das pessoas, arrisco a dizer que até mais do que no jornalismo "tradicional". Meu interesse maior, no momento, é descobrir como levar as ferramentas da chamada web 2.0 para dentro das empresas. Gostaria de ter participado desse evento. Obrigada pelas informações e parabéns!Silvia Regina Angerami Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/16341047045739911414noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-70048321074541323282008-12-02T09:18:00.000-02:002008-12-02T09:18:00.000-02:00Oi, Sol. Todas as empresas que citei no post fizer...Oi, Sol. Todas as empresas que citei no post fizeram apresentações muito boas, com práticas interessantes de comunicação interna. Aliás, isso foi uma das coisas que mais me entusiasmou no evento. Fiquei com a percepção de que todas as empresas estão tratando comunicação interna de maneira especial, como uma ferramenta fundamental para sua estratégia de negócios, formação de pessoas e evolução cultural. Obviamente que as empresas estão em estágios diferentes, com culturas diversas, e isso implica diretamente nos planos e na ousadia de suas ações de CI. Pegando carona no que você escreveu, as empresas ainda têm visôes diferentes de onde colocar CI. Tem organizações que colocal CI dentro de RH, outras dentro de Marketing, outras direto na presidência e mais algumas variações. Tal situação está intimamente ligada ao perfil e maturidade das empresas. Enfim, foi um evento muito bom, aprendi muito e conheci muitas pessoas especiais. Existem muitas coisas legais acontecendo por aí. Abcs. Obrigado por visitar meu blog. Mauro.Mauro Segurahttps://www.blogger.com/profile/04074898316396088879noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-60718403189978752952008-12-01T22:53:00.000-02:002008-12-01T22:53:00.000-02:00Mauro,particularmente escolheria atuar naquela que...Mauro,<BR/><BR/>particularmente escolheria atuar naquela que me desse liberdade de ação. De nada adianta o cenário mais perfeito se a Comunicação Interna não tem voz de ação. Acaba tornando-se a voz da progranda interna da área de mkt, de rh ou de assessoria de imprensa. E nada muda, a cultura permanece a mesma.<BR/><BR/>A missão da empresa continua sem ser retrata em suas ações,suas promessas continuam sendo uma grande "história para inglês ver". E quem sabe, a gente tem a sorte de ser bom em marquetiro para transformar uma confraternizaçãozinha de fim de ano em algo espetacular, uma ação motivacional, que permaneça na essência dos colaboradores por dois ou três meses? Parabéns pelo seu blog.Solhttps://www.blogger.com/profile/02777093524477619253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-5962380250034129252008-12-01T16:58:00.000-02:002008-12-01T16:58:00.000-02:00Oi Mauro, a coisa é feia mesmo, rsrsrs Eu quem di...Oi Mauro, a coisa é feia mesmo, rsrsrs Eu quem diga! hahaha<BR/><BR/>Adorei seu blog,<BR/><BR/>AbraçosTrika Lopeshttps://www.blogger.com/profile/06462265929883115498noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-77846971607336057952008-12-01T15:21:00.000-02:002008-12-01T15:21:00.000-02:00Pois é Mauro, também fiquei muito impressionado co...Pois é Mauro, também fiquei muito impressionado com as diferenças ns realidades de cada empresa e de como CI precisa "se virar" e inovar sempre para atuar bem nesses cenários tão distintos. Não é à toa que precisamos compartilhar cada vez mais nesses fóruns...<BR/><BR/>Abs,<BR/>RicardoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-11341179840750135842008-11-29T13:57:00.000-02:002008-11-29T13:57:00.000-02:00Oi, Eliane. Obrigado pelas palavras carinhosas. Es...Oi, Eliane. Obrigado pelas palavras carinhosas. Esses encontros são sempre muito legais para compartilhar experiências e percepções. Eu sempre aprendo muito nesse tipo de evento. Obrigado por visitar meu blog. Abraço. Mauro.Mauro Segurahttps://www.blogger.com/profile/04074898316396088879noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-24302662646607388322008-11-29T10:00:00.000-02:002008-11-29T10:00:00.000-02:00Mauro,Participei também desse encontro dos profiss...Mauro,<BR/>Participei também desse encontro dos profissionais da comunicação e aprendi muito com a sua apresentação.<BR/>Parabéns! <BR/>Um abraço.<BR/><BR/>Eliane Rodrigues Espinha<BR/>Comunicação Interna das Lojas Salfer SAAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-19733721667485003612008-11-28T13:44:00.000-02:002008-11-28T13:44:00.000-02:00Mauro,ótimo relato do evento de Comunicação Intern...Mauro,<BR/>ótimo relato do evento de Comunicação Interna. Melhor ainda você ter compartilhado no seu blog. Muito bom.<BR/>Paulo HenriqueAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/07617434468015335650noreply@blogger.com