tag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post2738661534482168543..comments2024-03-26T08:24:50.039-03:00Comments on AQO - A Quinta Onda: Não deixe a comunicação interna de sua empresa falando sozinhaMauro Segurahttp://www.blogger.com/profile/04074898316396088879noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-35281578465288983772012-03-15T11:43:10.607-03:002012-03-15T11:43:10.607-03:00Mauro,
Super pertinentes as suas observações.De f...Mauro,<br /><br />Super pertinentes as suas observações.De fato, gente gosta de ler sobre gente. Acho que o grande trunfo de uma comunicação interna eficaz é causar identificação. Antes de enviar um comunicado, criar uma campanha de engajamento ou realizar qualquer comunicação para os funcionários, eu me pergunto: "O que eu tenho a ver com isso? Como isso impacta efetivamente a minha vida?". As respostas encontradas serão os elementos a serem utilizados em meus conteúdos.Elaine Martins (laine)https://www.blogger.com/profile/16253252785978726891noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-14729754741237791222010-08-12T10:35:10.633-03:002010-08-12T10:35:10.633-03:00Excelente assunto, muito bem lembrado. A Quinta On...Excelente assunto, muito bem lembrado. A Quinta Onda serve sempre de inspiração para assuntos que abordamos também no nosso blog www.100grilo.blogspot.com, um projeto da matéria de CI, profa.Viviane Mansi, da Faculdade Cásper Líbero. <br /><br />Não adianta nada discutir ações de comunicação interna, suas melhores aplicações e resultados, se esse setor não é próximo o suficente do público interno e não conquistou o respeito. É preciso que haja um trabalho de fortalecimento dessa área com os colaboradores e isso demanda tempo. <br /><br />Afinal comunicação nunca foi sinônimo de monólogo.100 Grilohttps://www.blogger.com/profile/17832394792933839913noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-87513379181601485792010-08-12T10:34:30.664-03:002010-08-12T10:34:30.664-03:00Excelente assunto, muito bem lembrado. A Quinta On...Excelente assunto, muito bem lembrado. A Quinta Onda serve sempre de inspiração para assuntos que abordamos também no nosso blog www.100grilo.blogspot.com, um projeto da matéria de CI, profa.Viviane Mansi, da Faculdade Cásper Líbero. <br /><br />Não adianta nada discutir ações de comunicação interna, suas melhores aplicações e resultados, se esse setor não é próximo o suficente do público interno e não conquistou o respeito. É preciso que haja um trabalho de fortalecimento dessa área com os colaboradores e isso demanda tempo. <br /><br />Afinal comunicação nunca foi sinônimo de monólogo.100 Grilohttps://www.blogger.com/profile/17832394792933839913noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-85154419812474036902010-07-20T23:36:46.228-03:002010-07-20T23:36:46.228-03:00Seja como for, a comunicação não pode mais vir por...Seja como for, a comunicação não pode mais vir por e-mail. E-mail é desestruturado de mais, descontextualizado de mais, não classificável de mais e pasme, não colaborativo de mais.<br /><br />Imagino uma comunicação interna mais eficiente onde todos os tópicos do que hoje chega num e-mail, estejam espalhados contextualmente em portais internos.<br /><br />Mais concreto: se uma comunicação interna fala sobre concorrentes dos produtos A, B e C, sobre performance de vendas no território X, Y e Z e outras coisas, que tal colocar a informação sobre o concorrente de A no portal oficial de A, o de B no portal oficial de B etc ?<br /><br />Dessa forma o inbox das pessoas lota menos e os interessados somente em A não precisam se poluir com coisas sobre B, C, X, Y, Z. Acredito que as pessoas acabam tratando essas comunicações por e-mail mais ou menos como spam justamente pelo excesso de informação excelente, mas que chega na hora errada, organizada da forma errada. Hora errada significa na hora que o produtor da informaçao gerou e não na hora que o consumidor da informação precisou.<br /><br />O próximo passo -- e isso é muito importante -- é medir o quanto e como as pessoas alcançam essa informação e trabalhar usabilidade para que a alcancem mais e mais. Com e-mail isto é impossível.<br /><br />Sobre impessoalidade, sou adepto da regra de que as informações/comunicações publicadas tem que ter nome do dono, ramal e link para seu perfil Intranet. Sempre. Acho que isso tem efeitos psicológicos positivos principalmente sobre quem está publicando.<br /><br />Aí, essa informação toda (meras notas musicais soltas) sofre um upgrade: vira CONHECIMENTO (uma sinfonia).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-29628604490364035872010-07-09T14:14:52.323-03:002010-07-09T14:14:52.323-03:00Raphael. Gostei muito do que você escreveu. As pes...Raphael. Gostei muito do que você escreveu. As pessoas querem se reconhecer em alguém. É isso mesmo. Todos nós, de forma consciente ou não, procuramos inspiração em outras pessoas,e muitas vezes nos vemos nelas. Excelente. Obrigado pelo comentário e por visitar o meu blog. Abcs. Mauro.Mauro Segurahttps://www.blogger.com/profile/04074898316396088879noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3901958354792373359.post-12378233892587696242010-07-08T10:33:25.454-03:002010-07-08T10:33:25.454-03:00A impessoalidade não funciona nem no jornalismo at...A impessoalidade não funciona nem no jornalismo atual. É um modelo que deve ser repensado, mas pior que uma comunicação meramente descritiva, é um texto impositivo e poluido de adjetivos desnecessários. As pessoas não querem somente ver outras pessoas, mas se reconhecer em alguém, se sentir parte daquilo de algum modo!Raphael Primoshttps://www.blogger.com/profile/00993972684728064974noreply@blogger.com