segunda-feira, 30 de maio de 2016

Dá vontade de explodir tudo pra começar de novo


Aí o CMO de uma grande empresa norte-americana virou para mim e falou: “Eu reconheço que o marketing nunca teve tantas ferramentas para conhecer melhor os clientes e entregar experiências diferenciadas, mas o fato é que eu não aguento mais construir barraquinhos na minha operação. Eu virei um integrador de coisas. Estou o tempo todo tentando colar as coisas. Eu preciso parar e reestruturar toda a área de marketing, essa será a única forma de construirmos algo que permita realmente darmos um salto quântico em nossa operação e na forma como fazemos marketing. Dá vontade de explodir tudo pra começar tudo de novo”. E sorriu um sorriso sem graça.

Nós éramos oito pessoas na mesa do café da manhã, sendo metade de brasileiros e a outra metade de nacionalidades diversas. Estávamos juntos naquela mesa por acaso, chegamos para o café da manhã e procuramos lugares livres nas dezenas de mesas disponíveis. O motivo de estarmos ali era o mesmo de todos: conhecer as mais novas e modernas ferramentas de marketing disponíveis, especialmente aquelas voltadas para relacionamento com clientes. O evento era o Amplify 2016, ocorrido em Tampa, Estados Unidos, de 16 a 18 de maio.

Meu novo amigo CMO norte-americano, de coração aberto, compartilhou as suas dores e ansiedades ali para um monte de desconhecidos. Ficou evidente a identificação daquela turma com quem falava na mesa, com cabeças balançando afirmativamente e testas franzidas, mostrando desconforto e apreensão.

Soluções avançadas de análise de dados para conhecer e entender melhor o cliente, prover experiências digitais diferenciadas e personalizadas e desenvolver conteúdo dinâmico e relevante foram as coisas que carreguei ao sair dos três dias de evento. Também saí com a certeza de que a equação tradicional do omnichannel mudou; em vez de o digital complementar o mundo físico, estamos diante de um mundo onde o digital e a mobilidade total serão os carros-chefes e o físico será complementar. Enfim, uma mudança simples na equação, mas que faz a nossa vida em marketing ficar de pernas pro ar.

O fato do evento ocorrer nos Estados Unidos já tinha criado uma tremenda expectativa, afinal é lá que muitas das inovações em marketing nascem. Ouvi falar muito em “real time personalization”, mas como fazer isso quando a empresa tem centenas de milhares ou milhões de consumidores? Só mesmo fazendo uso de tecnologia e ferramentas escaláveis, que permitam lidar com milhões de transações simultaneamente. O conteúdo no seu site pode mudar conforme o perfil do cliente, ou seja, o mesmo produto pode ser mostrado de formas diferentes conforme a individualidade do consumidor.

Ouvi pela primeira vez a expressão “anomaly detection”, que é quando consumidores apresentam comportamentos específicos que sinalizam estarem saindo da jornada esperada ou que algo muito especial está acontecendo. Por exemplo, quando o seu produto não tem as cores que os clientes desejam e você consegue identificar isso em tempo real em função do comportamento que eles demonstram ao interagir com o seu site de e-commerce. Ou seja, não é preciso esperar o estoque encalhar para tomar uma ação.

Adorei uma expressão que peguei no meio das conversas: “jornada dinâmica do cliente”. Basicamente, significa que nós em marketing podemos até desenhar a jornada do cliente, mas no mundo atual, com tantos canais de interação e conteúdo, cada cliente tem a sua própria jornada, portanto, a criação da jornada é dinâmica, sendo necessário mapear em tempo real o relacionamento do consumidor com a marca e recriar, a todo momento, a sua jornada.

Também aprendi que, apesar de falarmos o tempo todo em soluções tecnológicas, o líder de marketing não precisa ser um expert em tecnologia. As soluções que surgem são cada vez mais amigáveis em termos de instalação e uso. A grande maioria delas é oferecida como serviços na nuvem, permitindo que os CMOS implementem tais soluções sem depender do CIO ou da TI da própria empresa, trazendo velocidade, flexibilidade, escalabilidade e independência para a operação de marketing. Aliás, essa questão de independência de TI foi algo que ouvi recorrentemente nos corredores do evento em Tampa.

Tudo caminha para o marketing se tornar menos empírico do que sempre foi. Obviamente, ainda existe um componente emocional e intangível muito importante, especialmente nas atividades ligadas ao branding, mas as atividades relacionadas à geração de demanda e à experiência do cliente estão se tornando mais racionais do que nunca, podendo ser mensuradas e planejadas de uma forma jamais realizada antes.

Hoje, é possível mapear todas as interações dos consumidores com a marca, entender suas preferências individuais, sua navegação e interesses dentro do mundo digital, seus canais prediletos, suas atividades nas redes sociais e juntar tudo isso para conhecê-lo melhor e oferecer uma experiência individual. É possível desenhar uma jornada individual dinâmica para cada cliente, em grande escala e de forma massiva. Estamos em outra era e estamos apenas no começo dela.

Curta abaixo o vídeo que eu mesmo montei da minha experiência no evento. Acho que você vai curtir. Foram quase três mil participantes, todos de marketing.


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domingo, 15 de maio de 2016

Dentro do ProXXIma 2016

ProXXIma é o maior evento sobre comunicação e marketing digital do Brasil e tem foco na tecnologia aplicada ao marketing.  Em sua décima edição anual, o evento trouxe a Isabella ao palco do evento. Isabella é a versão feminina do IBM Watson, que pela primeira vez subiu num palco falando em português para uma audiência de mais de 1 mil pessoas, a maioria de profissionais e líderes de marketing. Depois rolou um painel sobre sistemas cognitivos, inteligência artificial e novas tecnologias com a participação de Fabio Scopeta, da IBM, com a moderação de Pyr Marcondes .
Foi um dia histórico. O Watson é um sistema cognitivo em nuvem, que pensa, conversa, aprende e interage como um ser humano. Para este ProXXIma, o Watson, ou melhor, a Isabella estudou marketing para responder as perguntas ao vivo no palco. Quanto mais a Isabella estudava, mais ela aprendia sobre marketing. Essa foi uma pequena demonstração do potencial dessa fantástica tecnologia.
O vídeo mostra cenas do ProXXIma 2016, realizado em 9 e 10 de maio de 2016, em São Paulo. O vídeo traz também uma parte da apresentação de Antônio Tabet falando sobre como o famoso Porta dos Fundos pode ajudar o marketing das empresas.



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quarta-feira, 4 de maio de 2016

9 motivos para você repensar a sua profissão

Em poucos anos a sua profissão pode mudar radicalmente, é provável que a empresa onde você trabalha nem mais exista e que você nem consiga mais se empregar com o que você sabe hoje.

Veja 9 informações surpreendentes que farão você repensar o seu futuro no trabalho.

Ahhh... é melhor ouvir sentado porque tem risco de você cair da cadeira.


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terça-feira, 3 de maio de 2016

“Thank You Mom” da P&G é uma porrada

 Sabe quando você aperta o play, relaxa na cadeira, toma uma porrada, fica impactado, se emociona e os pelos dos braços ficam arrepiados? Foi isso que aconteceu comigo quando assisti ao novo filme da P&G para a Rio 2016.

A campanha “Thank You Mom” foi lançada em 2010, nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver, com base no espírito de que por trás de cada atleta existe uma mãe ainda mais incrível. Desde então, ao longo dos anos, a P&G vem lançando filmes publicitários que desenvolvem o espírito da campanha, um mais legal do que o outro, se apoderando de um conceito poderoso e sendo super consistente ao longo do tempo. A campanha é premiadíssima e super reconhecida pelo mercado, estando na lista das melhores campanhas do século XXI, segundo o Advertising Age.

No dia 27 de abril, faltando 100 dias para os Jogos Olímpicos de 2016, a P&G lançou um novo filme publicitário “Thank You Mom”. Desta vez a história trata da força emocional por trás de cada atleta, consequência direta da força transmitida pelas mães para os seus filhos atletas.
Extremamente emocional, com imagens sensacionais, o filme apresenta cenas de pressão, insegurança, perigo, assédio e tensão passadas pelos atletas no seu tempo de crianças, e como esses momentos criaram a personalidade e a força de cada um deles. O esforço, os temores, o apoio, a perseverança, a confiança, o sonho… tudo isso sendo impulsionado e levado pelas mães para transformarem seus filhos em atletas extraordinários.

Tem tempo que eu não vejo um filme publicitário com uma mensagem emocional tão forte e inovadora. As mensagens que esse vídeo carrega são profundas e muito tocantes. Por trás de cada salto ou luta olímpica, não existe apenas muito treinamento, mas toda uma história de vida. Nestes momentos é que vemos como a publicidade pode se renovar, nos ajudar a repensar as coisas e ser transformadora.

Veja abaixo o filme da P&G, mas veja sentado.


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