O IAB publicou em maio um bom documento para quem procura pela definição de métricas em mídias sociais. Vale dizer que o IAB é o Interactive Advertising Bureau, uma associação americana que contempla quase 400 empresas de mídia e tecnologia. Segundo dados deles, 86% da mídia online negociada nos EUA passa pelas empresas associadas ao bureau. Como consequência, o foco do documento é mirar as mídias sociais como canal de "advertising".

Voltando aos trilhos...
O IAB tem dois objetivos ao criar e divulgar esse documento. O primeiro é estimular a discussão a respeito das métricas. Mas o mais importante é tentar estabelecer uma padronização de métricas em mídias sociais. O IAB atende às agências de advertising online americanas, a pressão em busca de padronização de métricas é muito grande, os próprios clientes das agências estão pressionando por isso, portanto nada mais razoável do que tentar alinhar as ideias e visões. Publicar um documento como este significa dar um norte para a discussão. Enfim, estamos todos aprendendo.
As mídias sociais estão estabelecendo uma nova forma dos consumidores interagirem com suas marcas. Antes a comunicação publicitária era "one way", ou seja, eu falo e você me escuta, só escuta. A TV, revistas e jornais são os melhores exemplos disso. A própria publicidade na internet, até poucos anos atrás, também era somente "one way" através dos banners e suas variações. As mídias sociais mudaram isso, entrou um elemento participativo, onde o indivíduo não apenas recebe informações, mas tem a capacidade de participar na criação e na distribuição de conteúdo. Além disso, esses novos canais permitiram um diálogo e de descoberta em torno deste conteúdo. É a combinação desses aspectos únicos e atraentes que redefine a publicidade no mundo das mídias sociais. Ou seja, a web 2.0 acrescentou uma nova camada de valor na relação entre empresas e clientes. Aliás, em março desse ano eu publiquei um post sobre esta "nova publicidade". Acesse AQUI.

- Redes Sociais
- Blogs
- Widgets e Aplicações de Redes Sociais
Daí ele define as métricas específicas para cada um. Este é mais um bom "paper" para servir de consulta e aprendizado. Acesse AQUI o documento do IAB.
Se você quer buscar mais informações a respeito de métricas, mas em português, eu sugiro visitar o Social Media Club. É excelente. Tem muuuitos bons insights lá. Vale a pena gastar tempo fuçando tudo que Mario Soma publica. Sugiro acessar este post AQUI, tem um material bem objetivo e simples sobre métricas.
Em resumo, todo mundo está estudando este assunto. Se digitar "Métricas em Midias Sociais" no Google, você vai receber aproximadamente 73 mil entradas.
Mauro,
ResponderExcluirObrigado pela referência. Acredito que a minha contribuição para mídia social seja narrar meus tombos, descobertas e sucessos. Em todo negócio é assim, mas nessa arena, confesso, está sendo muito mais árduo.
Medir e depois saber o que fazer com os resultados é muito importante. Li teu texto no HSM '10 razões para adotar redes sociais nas empresas' pra variar demais.
ResponderExcluirAbraços, mateus
Mario. Não tem que agradecer não. O seu blog é muito bom. Aprendo muito. Eu é que tenho que agradecer. Abraços. Mauro.
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